01/02/2016

Teorias de STAR WARS VII

Uuuuuuuuur Ahhhhrrrrrr!!
Se vamos falar de STAR WARS temos que falar "bom dia" na lingua do Chewbacca :)
Eu pretendia fazer uma Crítica de Filme, mas eu pensei que isso já deve ter em todo lugar e eu desisti, só que ai eu lembrei das teorias (como eu amo uma teoria) e decidi trazer as seis melhores teorias - algumas confirmações - que encontrei até então (e que se entrelaçam assustadoramente).
E dar um palpite ou outro porque eu não consigo ficar sem dar palpite.
E, antes de mais nada, se você ainda não assistiu STAR WARS VII (o que você estava fazendo da vida?!), devo notificá-los de que esse post vai ter SPOILERS!!!
Não vou tacar nenhum spoiler de cara em algum tipo de resumão, vou colocá-los no meio dos textos. Então, por favor, depois não digam que eu não avisei ^_^

1° - Rey Kenobi
Essa deve ser a teoria mais falada, famosa e possível (ao menos para mim).
Rey não seria uma Skywalker, Rey seria uma Kenobi.
Primeiro que seria do karaiba um Skywalker treinar uma Kenobi, afinal foi um Kenobi que treinou um Skywalker. No mínimo, isso seria É-P-I-C-O.
Segundo que o nosso amado Obi-Wan passou mais-ou-menos vinte anos no deserto de Tatooine e ninguém sabe o que ele ficou fazendo esses vinte anos, vai que ele gamou em alguém? Ah! Mas pela Ordem Jedi ele não poderia ter nenhum envolvimento amoroso. De fato, meu jovem padawan, você está certíssimo em seu argumento, tanto que em Clone Wars ele deixou de pegar uma princesa Mandaloriana por conta da Ordem Jedi. Mas! Mas. A Ordem Jedi se desfez, ele não teria que explicar nada para ninguém, talvez a consciência o impedisse por algum tempo, entretanto a vida é dele e ele faz o que quer com ela, não?
Terceiro que tal relação explicaria o forte domínio da Força presente em Rey, afinal, Obi-Wan podia não ser o mais poderoso dos Jedi, mas com certeza era o mais habilidoso e equilibrado (vide Episódio III). Com certeza Obi-Wan foi um dos Jedis mais fortes de seu tempo. Faria sentido um descendente seu também ser bastante habilidoso, o que facilitaria a aprendizagem mesmo que por observação e experimentação, se bobear por osmose.
Quarto que seria muito óbvio e, talvez, clichês para a história ela ser uma Skywalker. Eu, particularmente, ficaria decepcionada se fizessem isso com a personagem. Não me entendam mal, eu amo os Skywalker, mas só Skywalker enche o saco. Vai ser legal dar uma variada, não?
Quinto ponto, na verdade não é um ponto, o sotaque de Rey e Obi-Wan é sotaque de inglês, o que supostamente aumentaria o peso da teoria. Mas sotaque não é algo genético, é algo de criação (sou paulistana, mas as vezes eu deixo escapar um "Oxi!"). Mesmo assim, esse ponto tem sido bastante pesado.
E sexto ponto, as vozes de Ewan McGregor e Alec Guinness (os dois atores que interpretaram Obi-Wan) foram usadas no "despertar" de Rey, bem no momento em que ela encontra o sabre de Luke. E não significa que, pelo sabre ser de Luke e, antes dele, Anakin, este só iria chamar por Skywalker's, muito pelo contrario, ele chamaria por usuários da Força, ou seja, Rey está incluída de qualquer forma e não podemos esquecer que o sabre ficou com Obi-Wan por anos, porque sua "marca" não poderia ter ficado impressa no sabre?
Pensem nisso ;)

2° - Aliança Rebelde é de família
Essa teoria também especula a origem dos pais de Rey, e dessa vez eles, ou ao menos um deles, seria um piloto da Aliança Rebelde.
Essa teoria é bastante embasada na cena em que Rey está em seu abrigo lá no deserto de Jakku (um abrigo feito de AT-AT <3) e o lugar tá repleto de coisas da Aliança Rebelde. Se prestarmos atenção veremos uma bonequinha de pano com o uniforme de pilotos da Aliança Rebelde e ainda tem uma cena em que ela coloca um capacete antigo da Aliança Rebelde, bem gasto e detonado, velho de guerra. Logo os teóricos da conspiração estavam pirando!
Sem contar que a Rey é uma piloto muito habilidosa, afinal pilotar a Millenium Falcon não é pra qualquer um não, a bichinha é delicada, sentimental e teimosa, a Millenium tem sua própria personalidade, não é qualquer um que a pilota. Então, a Rey pilotá-la com certa "facilidade" e quase que por intuição é assombroso em certo nível e ajuda os teóricos em suas loucuras.
Entretanto, acho que essa teoria pode ser desmistificada com o fato de que ela sobreviveu anos e anos recolhendo partes de naves. Ela pode não ter pilotado nada antes da Millenium, mas com certeza ela sabia como uma nave funciona e, em teoria, saberia pilotá-la.

3° - Sobrevivente do Massacre
Rey é uma garota casca grossa, não se intimida fácil, bate em mercenários e até no Finn ela deu uma surra. Ela é uma sobrevivente. O que não a matou a fortaleceu.
Essa mulher tem medo de coisa nenhuma!
Mas então apareceu o Kylo Ren...
Eu nunca vi um medo tão palpável e irracional quanto o que a Rey mostrou ter pelo Kylo Ren.
Ela tropeçava enquanto corria, esbarrava nas coisas, tentava escalar lugares, ela queria escapar desesperadamente dele! Nenhum outro personagem mostrou um medo tão grande quanto o dela pelo Cavaleiro de Ren e isso não pode ser um medo infundado!
Isso para mim já foi o bastante para reforçar essa hipótese que corre a internet.
Rey é boa demais no domínio da força e aprende as coisas rápido demais, isso gerou o surgimento de teorias referentes a sua vida antes de Jakku (e alguns mimimi's chatos!!).
Quem viu o filme sabe que Luke Skywalker construiu um Templo Jedi e a mestrou com toda dedicação possível, isso até Kylo Ren (que foi seu aluno também) matar todos os demais alunos. Ou quase todos os alunos, pois esse massacre, supostamente, foi mostrado em uma visão de Rey (uma espécie de flashback/premonição), como se ela estivesse vendo toda aquela chacina de longe, escondida em algum lugar.
Logo, Rey não apenas foi uma sobrevivente de um massacre, como também foi uma aluna de Luke Skywalker, ela já conhece os princípios da força e pode muito bem empregá-los sem grande esforço. Ah, mas isso é especulação!
Sim, concordo, é uma especulação. Entretanto, porém, não obstante, Rey tinha por volta de cinco anos quando foi deixada em Jakku (possivelmente por Luke), a memória só se torna fixa depois dos sete anos e o treinamento Jedi começa, se bobear, desde o berço. Então faria todo sentido do mundo ela não lembrar de seu treinamento e muito menos de seu antigo mestre, ainda mais com o trauma (assistir um massacre) que ela sofreu.
Talvez quem ela tanto esperava fosse o próprio Luke que prometeu buscá-la depois de encontrar o Primeiro Templo Jedi, coisa que provavelmente não aconteceu e por isso a Maz Kanata (pirata interpretada por Lupita Nyong'o) disse que quem ela esperava nunca iria voltar.
E isso também explicaria um pouco a carinha de Luke Skywalker no final do filme.

4° - It's okay to be gay
Essa teoria afirma que Poe Dameron na verdade é homossexual.
Quando eu li essa teoria eu achei ela muito badass, meio estereotipada, mas badass! Cara, a franquia STAR WARS é só uma das maiores franquias do cinema, ter um homossexual como um dos personagens principais ia ser uma senhora demonstração de inclusão e aceitação (dá licença que vou bater palma aqui). Sério, mandei essa teoria prum conhecido meu que é homo e ele só faltou dizer que virou fã do Poe Dameron, ele achou muito badass também, achou as razões meio "unhé", mas ainda sim seria badass.
Imagina! O melhor piloto ever da Aliança Rebelde é homossexual! E não é aquele estereotipo "ai bicha!", não! É um cara normal, gente boa, que tem a vida dele e é só o melhor piloto da Aliança Rebelde! Ele seria aquele tipo de homo que você só descobre que é homo quando ele virar pra você e dizer que é homo!
As razões que fundaram essa teoria é a forte ligação que ele criou em instantes com o Finn, ou melhor FN-2187, quem deu o nome Finn foi o próprio Poe.
Também tem a história de que Poe é o melhor amigo da General Leia (ex-Princesa Leia), uma mulher casada e quarentona (isso é muito estereotipado, mas é a teoria).
O abraço apertado que Finn e Poe trocam quando se reencontram também é um ponto, além é claro do comentário de Poe sobre a jaqueta dele que estava com Finn: "Ficou linda em você, fica com ela". Sim, ele usou o termo "linda" e eu não sei o problema do termo "linda".
Ainda tem uma entrevista em que os atores foram, nessa entrevista foi especulado um romance e o Oscar Isaac (Poe Dameron) disse que existia sim um romance bastante sutil e que era para as pessoas prestarem atenção. Então quando a entrevistadora virou pro John Boyega e Daisy Ridley (Finn e Rey) perguntando se era com eles o Boyega soltou um risinho sem graça, o que bastou para o povo pirar.
E por último, mas não menos importante, aquele beijo que a Rey deu na testa do Finn foi muito friendzone, então... acho que nem o roteirista sabe agora XD

5° - Finn Jedi
Na verdade ele não é um Jedi, mas sim um Force Sensitive, ou seja, "a Força está com ele".
Agora, o porquê do Finn ser um Force Sensitive e não um possível Jedi.
Se Finn fosse um possível Jedi, muito provavelmente ele teria estudado com Luke Skywalker e isso nunca aconteceu, do contrario ele seria uma vitima do massacre protagonizado por Kylo Ren. Sem contar que, depois de se unir a Primeira Ordem, o Supremo Líder Snoke teria o sentido e, provavelmente, o matado ou acolhido como aprendiz. E por mais que o J.J. Abrams queira esfregar na nossa cara que ele manuseia um Light Saber, ele não é um Jedi, mas sim um combatente habilidoso. Stormtroopers são guerreiros de elite, eles são treinados desde sempre a manusear as mais diversas armas. Finn podia ter segurado um Light Saber pela primeira vez na vida, mas o principio de combate com tal arma ele já tinha.
Tá. E porque que ele é um Force Sensitive, então?
Stormtroopers são absurdamente fiéis ao Império, ou Primeira Ordem, uma fidelidade tão grande só é alcançada através de lavagem cerebral. Tendo o mínimo domínio sobre a força, sendo uma mente forte, uma lavagem tão simples não poderia ser realizada com sucesso, o que explica o Finn questionar os motivos da Primeira Ordem e os comandos que recebe (quando mandaram ele atirar na vila de Jakku, por exemplo, ele não atirou). Sem contar que o nome do filme é "O Despertar da Força", Sith's e Jedi's sentiram a força aflorar, luz e trevas, lembram? Finn pode não ser um Jedi, mas a Força dele aflorou o bastante para Kylo Ren percebê-lo em Jakku e mais tarde se lembrar dele.

6° - Sangue Mandaloriano
Ai eu já vou precisar puxar o Rebels e Clone Wars.
Outra teoria quanto a paternidade de Rey e o fato dela ser tão badass.
Na verdade a parte de Clone Wars já foi desbancada. Nessa faceta da teoria o Obi-Wan ainda seria pai ou avô de Rey com a Princesa Mandaloriana Satine, que morreu antes de consumarem a relação. Ou seja, por mais que eles ficassem lindos juntos, não rolou e não tem sangue mandaloriano por essa faceta da teoria :( Eu shippava eles... T-T
 A outra faceta da teoria nos leva até os protagonistas de Rebels, cujo os eventos ocorreram cerca de 12 anos antes da Batalha de Endor e 32 anos antes d'O Despertar da Força, e essa parte da teoria nos diz que Rey é filha de Ezra, um padawan, e Sabine, uma mandaloriana.
Eu infelizmente não assisto Rebels, então não posso falar muito a respeito dessa parte da teoria, mas encontrei alguns pontos em fóruns gringos para apoiá-la.
Assim como Ezra, Rey despertou a força e aprendeu a controlá-la com rapidez e facilidade. Assim como Sabine, ela tem uma habilidade natural de combate e pilotagem, é algo que ela faz espontaneamente e por intuição, algo bem tipico de mandalorianos. O capacete, velho de guerra, da Aliança Rebelde que Rey usou no inicio do filme é idêntico em tudo ao que Ezra usava, que era um piloto relativamente bom. E há quem diga que a boneca no abrigo de Rey segue o modelo tradicional das bonecas mandalorianas, apesar de ser um boneco da Aliança.
Honestamente, eu queria muito que ela tivesse sangue mandaloriano, ela só ia ser a Jedi mais badass da face do universo de uma galáxia muito, muito distante *-*

Enfim. Depois de todas essas teorias eu conclui que:
Todas estão certas e eu quero ver muito STAR WARS VIII <3 <3 <3
Na verdade, algumas delas são muito bem estruturadas e, na minha opinião, bastante possíveis se assistirmos o filme com uma atenção maior. Outras são mais difíceis de se por fé, mas ainda possíveis.
Na verdade, tudo em STAR WARS é possível XD
Bem, essas foram as melhores teorias que eu encontrei :)
Espero que tenham gostado e até a próxima.
Que a força esteja com vocês. Bjs. L :3